Subscribe Now
Trending News

Timbó Grande

Capa Portal Municipal de Turismo de Timbó Grande

Timbó Grande é uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, localizada no Planalto Norte Catarinense, inicialmente ocupado pelas famílias Alves de Almeida, Castro e Matos, mas já habitada por indígenas dos grupos kaigang, conhecidos como coroados, e os Xokleng, conhecidos como bugres e botocudos. Viviam como nômades e moravam em choupanas de pau a pique cobertas de palha, alimentavam-se de caça, pesca e frutos da região.

A formação étnica de Timbó Grande se caracteriza de uma mistura muito rica e variada, como por exemplo: italiana, alemã, polonesa e indígenas originando-se assim, dessa mistura o povo caboclo, característico de Timbó Grande nos dias de hoje. Há poucos registros sobre a história de Timbó Grande, sendo que os fatos mais importantes e que marcaram a vida dos timbograndenses estão associados aos combates na Guerra do Contestado (1912-1916), num misto de messianismo e defesa de terras, nosso município serviu de palco para o último reduto dos jagunços, na localidade de Santa Maria/TG, conhecido então como Cidade Santa ou Vale das Mortes.

Nos últimos anos está acontecendo um considerável interesse em contar a história da Guerra do Contestado, muitos autores amantes da história catarinense buscam conhecer melhor os atores desse conflito, juntando resquícios de memórias que descrevem nossa história, Timbó Grande, por ter sido palco desse conflito, sendo o último reduto da guerra, tem forte participação, pois traz nos seus remanescentes memórias e traços caboclos.

Em cada canto do município se tem relatos que contribuem para contar nossa história, por ser uma cidade de interior o povo conserva as conversas, os encontros para um chimarrão para relatar aos mais novos esses fatos que marcaram a vida de muitos dos nossos antepassados.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 598.473 km (IBGE/2010)
População: 7941 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°36’5
Longitude: 50°40’2
Altitude: 925 m
Cidades próximas: Lebon Régis, Santa Cecília, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Porto União, Calmon.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Timbó Grande

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Timbó Grande.

Saiba Mais

Localização